Vilmabel Soares, NA MÍDIA


<<< Vilmabel Soares, NA MÍDIA>>> Posicione e Arraste o Mouse

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SEMINÁRIO 12o REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA - inscrições abertas

http://www.repensandoapraticapedagogica.blogspot.com.br/




 

INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Coordenador: Prof. Deniz Alcione Nicolay
E-mail: deniznicolay@uffs.edu.br    /   Fone: 0xx55-3359-3433  /  0xx49-2049-3129
Campus de oferta: Cerro Largo - RS

Área do Curso  (público alvo)
Licenciados e professores de Educação Básica, especialmente das séries finais do ensino fundamental e ensino médio, integrantes da rede pública ou privada. 

PROCESSO SELETIVO
Período das aulas: sextas-feiras (vespertino e noturno) e sábados (matutino).

COLÓQUIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA UNIVERSIDADE

Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade

Publicado em Agosto 2013
O III Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade será realizado entre os dias 21 e 23 de agosto de 2013, na UNEB, em Salvador, BA, Brasil.
“Nosso objetivo é romper a solidão pedagógica do professor universitário compartilhando os conhecimentos e práticas que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem”, destaca Sandra Soares, coordenadora do colóquio.
A submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 18 de março de 2013.
Haverá diversas palestras, comunicações orais e apresentações culturais durante o evento.
Mais informações no site: http://www.uneb.br/cpi-uni

CURSO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS...

CURSO ONLINE DE EDUCAÇÃO INFANTIL (TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS)






    Práticas Pedagógicas

    As matrizes curriculares dos cursos de graduação a distância buscam valorizar:
    1. o conhecimento prévio dos alunos;
    2. o desenvolvimento de atividades, presenciais no polo e a distância, que estimulem a expressão dos alunos e o diálogo com os demais atores envolvidos no processo educativo;
    3. a formação integral que garanta as condições necessárias para o exercício da profissão escolhida de forma competente, ética e responsável socialmente;
    4. processo de avaliação continuada a distância e presencialmente nos polos;
    5. a estruturação do currículo de forma articulada, buscando-se fazer uso de temas transversais, distribuídos de forma modular;
    6. o desenvolvimento de pesquisa que busquem soluções para questões de interesse dos polos de apoio presencial.

    Guias de estudos


    Os alunos recebem, gratuitamente, um guia de estudo para o acompanhamento das aulas digitalizado na nova carteirinha de identificação que contará com um pen drive embutido. Nele, além de receber a publicação, o aluno poderá gravar outros materiais e levá-los para qualquer computador. Esse material é desenvolvido exclusivamente para os cursos do Campus EAD pelos professores que compõem o corpo docente.



  • Curso Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)
  • Curso Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)
  • Curso Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)
  • Curso Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)
  • Curso Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)
  • Curso Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)
  • Curso Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)
  • Curso Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)
  • Curso Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
PreviousNext

DESCRIÇÃO

O curso Educação Infantil por meio da Educação a Distância oferece ao profissional de educação o conhecimento sobre a criança, o educar, a aprendizagem e suas teorias.

Turma disponível: 31/08/2013
Carga horária: 60 horas
Duração: 30 dias

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURSO DE EXTENSÃO...

Início do curso de extensão em Atualização em Práticas Pedagógicas

Começou hoje, dia 17 de dezembro, o curso de extensão em Atualização em Práticas Pedagógicas, ofertado pelo Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD-UnB) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA). Com o objetivo de aprimorar a formação de educadores e ampliar a discussão de estratégias teórico-metodológicas capazes de articular as linguagens, nas diversas áreas do conhecimento, o curso será ofertado a aproximadamente 26 mil professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual do Ensino Médio, em exercício no âmbito da SEC-BA, na modalidade de Educação a Distância.

O curso de extensão em Atualização em Práticas Pedagógicas terá carga horária integral de 120 horas e será constituído por duas etapas, com dois módulos de 30 horas cada. 

Para ter acesso à plataforma do curso, os cursistas deverão entrar no endereço eletrônicohttp://bahia.cead.unb.br/, utilizando os dados de login enviados por e-mail pelo suporte tecnológico do CEAD-UnB. Caso o cursista não tenha recebido esses dados ou tenha dúvidas acerca do primeiro acesso à plataforma do curso, este deverá entrar em contato com o suporte tecnológico do CEAD-UnB através deste link:http://bahia.cead.unb.br/mod/book/view.php?id=88

PÓS-GRADUAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS...

Práticas Pedagógicas

altAtenção (20/05/2013)
  
Comunicamos aos alunos ingressos pelas 2ª e 3ª chamadas dos Cursos de Especialização em Práticas Pedagógicas 2013, que o cadastro no ambiente moodle estará concluído até quarta-feira, 22-05-2013. Até lá esses alunos não conseguirão entrar nas salas das disciplinas.


PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO ENCONTRO DE FORMAÇÃO - 18/05/2013

EDITAL CEAD n.o 004/2013

Dispõe sobre o Processo de Seleção de Tutor Presencial e Tutor a Distância para atuar nos cursos de Especialização em Práticas Pedagógicas e Especialização em Mídias na Educação, oferecidos pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto e vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil.


EDITAL CEAD n.o 003/2013

Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para os cursos de Especialização em Práticas Pedagógicas e Especialização em Mídias na Educação, a serem oferecidos pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES

Facilitadora:  Vilmabel Soares - Professora, Escritora da Editora Vozes, Especialista em Práticas Pedagógicas, Formanda em Arteterapia, Consultora Líder em Orientação Pedagógica da Orgplural -  http://www.educando.orgplural.org/. Autora dos livros: "Práticas Pedagógicas Vivenciais" e "Dinâmicas de Grupos e Jogos".  Editora Vozes.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br


FORMAÇÃO PEDAGÓGICA  DE FÉRIAS PARA PROFESSORES


1. Curso: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISITANDO AS ESCOLAS

2. Objetivo: O Projeto tem o objetivo de inovar a educação levando até as escolas orientação profissional e recurso material didático-pedagógico para facilitar aos professores, através dos livros à prática, para um melhor relacionamento interpessoal entre professor-aluno e aluno-aluno, bem como o crescimento e desenvolvimento dos alunos nos diversos aspectos: emocional, afetivo e social através da Educação Formativa Comportamental que forma: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento; além de trabalhar com o despertar da empatia dos professores pelos seus alunos e dos alunos pelos professores, como também em busca de inovação cada vez maior à educação, o projeto tem também como objetivo pesquisar o desempenho dos professores quanto a Inteligência Emocional nos aspectos:
Relacionamento Intrapessoal (autoconhecimento, autodomínio e automotivação);
Relacionamento Interpessoal (aceitação, empatia e valorização).

3. Data Início: 2º semestre de 2013 ou 1o semestre de 2014.

4. Local: Escolas municipais, estaduais e particulares.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br 

5. Público Alvo: Corpo docente dos anos iniciais do Ensino Básico e 5o séries do Ensino Fundamental das escolas.

6. Justificativa: O projeto foi construído com o intuito de como melhorar o relacionamento interpessoal entre professor-aluno e aluno-aluno em sala de aula de maneira que os professores chamem a atenção destes alunos ao aprendizado sem ter que obriga-los, ao contrário, que estes se sintam incentivados a aprender ao passo que forem trabalhados nos aspectos: afetivo, emocional e social, através de dinâmicas de grupo.  Esse trabalho contribuirá em especial para trazer soluções que tanto afligem aos professores no decorrer do ano letivo, tais como:
a) Falta de atenção e interesse dos alunos pelo aprendizado;
b) Inversão de valores;
c) Indisciplina quanto às atitudes dos alunos pelos professores e colegas, entre outras.

7. Conteúdo programático:
a) Abertura: Apresentação e integração dos facilitadores e professores. (10 minutos)
b) Apresentação das obras e distribuição. (30 minutos)
c) Mesa Redonda - Debate entre professores e escritora: A importância das Práticas Pedagógicas nas escolas e sugestões que os educadores devem tomar para facilitar o processo ensino-aprendizagem. (50 minutos).
d) Vivência de dinâmicas de grupo que facilitarão aos alunos à Educação Formativa Comportamental: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento. (40 minutos).
e) Vivência de dinâmicas de grupo e jogos para despertar nos educadores a empatia pelo grupo. (40 minutos).
f) Aplicação e discussão de um questionário-pesquisa para o estudo da Inteligência Emocional quanto ao desempenho dos professores quanto ao relacionamento entre aluno-aluno e professor- Aluno, nos aspectos: autoconhecimento, autodomínio, automotivação, aceitação, empatia e valorização (40 minutos).
g) Fechamento: 1) Palestra para conscientização e sensibilização para o desenvolvimento de relações interpessoais “Relações entre Professores e Alunos e Eficiência pedagógica” 2) Sessão de Autógrafos e 3) coffe-breack.  (30 minutos).

8. Metodologia:
O Projeto será executado de maneira teórico e vivencial:
•             Teórico – Será distribuído com mais de 160 (cento e sessenta) dinâmicas de grupo, os dois exemplares da professora e escritora, Vilmabel Soares – Práticas Pedagógicas Vivenciais e Dinâmicas de Grupos e Jogos a todos os professores e supervisores dos anos iniciais de 1º ao 4º ano do Ensino Básico e 5º séries do Ensino Fundamental de todas as escolas.
•             Prático – Será facilitado pela educadora, Vilmabel Soares, aos professores de maneira vivencial, diversas dinâmicas que compõe os dois livros, as quais do livro Práticas Pedagógicas Vivenciais são totalmente voltadas para trabalhar com o desenvolvimento e crescimento da criança e do adolescente, enquanto que as dinâmicas do livro Dinâmicas de Grupos e Jogos são voltadas para o desenvolvimento da empatia do aluno pelo professor e do professor pelo aluno, como também sugestões para os professores se tornarem facilitadores do processo ensino-aprendizagem juntamente a Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), enfatizando a Inteligência Emocional nas relações interpessoais (relação aluno-aluno e professor-aluno), nos diversos aspectos:
•             Relacionamento Intrapessoal (autoconhecimento, autodomínio e automotivação);
•             Relacionamento Interpessoal (aceitação, empatia e valorização).


1.  Curso: EDUCAÇÃO FORMATIVA COMPORTAMENTAL

2. Objetivo: A proposta do Curso Educação formativa Comportamental é inovadora e vivencial que tem como objetivos:
1) Orientar para o desenvolvimento e crescimento do público infanto-juvenil (8 a 12 anos) nos aspectos: físico, emocional, psíquico, social e afetivo;
2) Orientar para  à Educação Formativa Comportamental dos alunos: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas/potencialidades e autoconhecimento;
3) Facilitar o processo ensino-aprendizagem tornando o professor líder de seus alunos usufruindo de sua empatia por estes.

3. Data Início: 2º semestre de 2013 ou 1o semestre de 2014.

4. Local:  Escolas municipais, estaduais e particulares.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br 

5. Público Alvo: Infanto-juvenil.

6. Justificativa: O curso foi construído com o intuito de chamar a atenção dos alunos para o aprendizado sem ter que obriga-los através do facilitar do desenvolvimento e crescimento humano trabalhando com a Educação Formativa Comportamental: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento.

7. Técnicas: Exercícios de psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes.

8. Metodologia:
O curso Educação Formativa comportamental será facilitado através de vivencias de expressões corporais e expressões artísticas baseados nos guias completos: "Práticas Pedagógicas Vivenciais - exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento".  Vilmabel Soares. Editora Vozes/RJ e " Dinâmicas de Grupo e Jogos - Psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes". Vilmabel Soares. Editora Vozes.




ONDE ADQUIRIR?

LIVRARIA RELATIVA

LIVRARIA FOLHA DE SÃO PAULO

http://www.livrariagalileu.com.br/home/pesquisa.asp?str_pesq=SOARES%20,%20VILMABEL&cmb_pesq=Autor&origem=detalheLIVRARIA GALILEU

Portugal:

1.  Curso: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

2. Objetivo: A proposta do Curso é inovadora e vivencial que tem como objetivos despertar no participante: sonhos, inteligências múltiplas, inteligência emocional (inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal) e autoconhecimento. Abordagens que levarão o ser humano a se descobrir despertando habilidades inatas e desenvolver competências/talentos/inteligências múltiplas.

3. Data Início: 2º semestre de 2013 ou 1o semestre de 2014.

4. Local:  Escolas municipais, estaduais e particulares.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br 

5. Público Alvo: Infanto-juvenil.

6. Justificativa: O curso foi construído com o intuito de orientar o aluno para sua vocação conforme suas capacidades e sonhos.

7. Técnicas: Exercícios de psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes.

8. Metodologia:
O curso Orientação Vocacional será facilitado através de vivencias de expressões corporais e expressões artísticas baseados nos guias completos: "Práticas Pedagógicas Vivenciais - exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento".  Vilmabel Soares. Editora Vozes/RJ e " Dinâmicas de Grupo e Jogos - Psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes". Vilmabel Soares. Editora Vozes.

sábado, 22 de junho de 2013

CURSO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Facilitadora:  Vilmabel Soares - Professora, Escritora da Editora Vozes, Especialista em Práticas Pedagógicas, Formanda em Arteterapia, Consultora Líder em Orientação Pedagógica da Orgplural -  http://www.educando.orgplural.org/. Autora dos livros: "Práticas Pedagógicas Vivenciais" e "Dinâmicas de Grupos e Jogos".  Editora Vozes.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br


FORMAÇÃO PEDAGÓGICA  DE FÉRIAS PARA PROFESSORES


1. Curso: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISITANDO AS ESCOLAS

2. Objetivo: O Projeto tem o objetivo de inovar a educação levando até as escolas orientação profissional e recurso material didático-pedagógico para facilitar aos professores, através dos livros à prática, para um melhor relacionamento interpessoal entre professor-aluno e aluno-aluno, bem como o crescimento e desenvolvimento dos alunos nos diversos aspectos: emocional, afetivo e social através da Educação Formativa Comportamental que forma: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento; além de trabalhar com o despertar da empatia dos professores pelos seus alunos e dos alunos pelos professores, como também em busca de inovação cada vez maior à educação, o projeto tem também como objetivo pesquisar o desempenho dos professores quanto a Inteligência Emocional nos aspectos:
Relacionamento Intrapessoal (autoconhecimento, autodomínio e automotivação);
Relacionamento Interpessoal (aceitação, empatia e valorização).

3. Data Início: 2º semestre de 2013 ou 1o semestre de 2014.

4. Local: Escolas municipais, estaduais e particulares.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br 

5. Público Alvo: Corpo docente dos anos iniciais do Ensino Básico e 5o séries do Ensino Fundamental das escolas.

6. Justificativa: O projeto foi construído com o intuito de como melhorar o relacionamento interpessoal entre professor-aluno e aluno-aluno em sala de aula de maneira que os professores chamem a atenção destes alunos ao aprendizado sem ter que obriga-los, ao contrário, que estes se sintam incentivados a aprender ao passo que forem trabalhados nos aspectos: afetivo, emocional e social, através de dinâmicas de grupo.  Esse trabalho contribuirá em especial para trazer soluções que tanto afligem aos professores no decorrer do ano letivo, tais como:
a) Falta de atenção e interesse dos alunos pelo aprendizado;
b) Inversão de valores;
c) Indisciplina quanto às atitudes dos alunos pelos professores e colegas, entre outras.

7. Conteúdo programático:
a) Abertura: Apresentação e integração dos facilitadores e professores. (10 minutos)
b) Apresentação das obras e distribuição. (30 minutos)
c) Mesa Redonda - Debate entre professores e escritora: A importância das Práticas Pedagógicas nas escolas e sugestões que os educadores devem tomar para facilitar o processo ensino-aprendizagem. (50 minutos).
d) Vivência de dinâmicas de grupo que facilitarão aos alunos à Educação Formativa Comportamental: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento. (40 minutos).
e) Vivência de dinâmicas de grupo e jogos para despertar nos educadores a empatia pelo grupo. (40 minutos).
f) Aplicação e discussão de um questionário-pesquisa para o estudo da Inteligência Emocional quanto ao desempenho dos professores quanto ao relacionamento entre aluno-aluno e professor- Aluno, nos aspectos: autoconhecimento, autodomínio, automotivação, aceitação, empatia e valorização (40 minutos).
g) Fechamento: 1) Palestra para conscientização e sensibilização para o desenvolvimento de relações interpessoais “Relações entre Professores e Alunos e Eficiência pedagógica” 2) Sessão de Autógrafos e 3) coffe-breack.  (30 minutos).

8. Metodologia:
O Projeto será executado de maneira teórico e vivencial:
•             Teórico – Será distribuído com mais de 160 (cento e sessenta) dinâmicas de grupo, os dois exemplares da professora e escritora, Vilmabel Soares – Práticas Pedagógicas Vivenciais e Dinâmicas de Grupos e Jogos a todos os professores e supervisores dos anos iniciais de 1º ao 4º ano do Ensino Básico e 5º séries do Ensino Fundamental de todas as escolas.
•             Prático – Será facilitado pela educadora, Vilmabel Soares, aos professores de maneira vivencial, diversas dinâmicas que compõe os dois livros, as quais do livro Práticas Pedagógicas Vivenciais são totalmente voltadas para trabalhar com o desenvolvimento e crescimento da criança e do adolescente, enquanto que as dinâmicas do livro Dinâmicas de Grupos e Jogos são voltadas para o desenvolvimento da empatia do aluno pelo professor e do professor pelo aluno, como também sugestões para os professores se tornarem facilitadores do processo ensino-aprendizagem juntamente a Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), enfatizando a Inteligência Emocional nas relações interpessoais (relação aluno-aluno e professor-aluno), nos diversos aspectos:
•             Relacionamento Intrapessoal (autoconhecimento, autodomínio e automotivação);
•             Relacionamento Interpessoal (aceitação, empatia e valorização).


1.  Curso: EDUCAÇÃO FORMATIVA COMPORTAMENTAL

2. Objetivo: A proposta do Curso Educação formativa Comportamental é inovadora e vivencial que tem como objetivos:
1) Orientar para o desenvolvimento e crescimento do público infanto-juvenil (8 a 12 anos) nos aspectos: físico, emocional, psíquico, social e afetivo;
2) Orientar para  à Educação Formativa Comportamental dos alunos: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas/potencialidades e autoconhecimento;
3) Facilitar o processo ensino-aprendizagem tornando o professor líder de seus alunos usufruindo de sua empatia por estes.

3. Data Início: 2º semestre de 2013 ou 1o semestre de 2014.

4. Local:  Escolas municipais, estaduais e particulares.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br 

5. Público Alvo: Infanto-juvenil.

6. Justificativa: O curso foi construído com o intuito de chamar a atenção dos alunos para o aprendizado sem ter que obriga-los através do facilitar do desenvolvimento e crescimento humano trabalhando com a Educação Formativa Comportamental: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento.

7. Técnicas: Exercícios de psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes.

8. Metodologia:
O curso Educação Formativa comportamental será facilitado através de vivencias de expressões corporais e expressões artísticas baseados nos guias completos: "Práticas Pedagógicas Vivenciais - exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento".  Vilmabel Soares. Editora Vozes/RJ e " Dinâmicas de Grupo e Jogos - Psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes". Vilmabel Soares. Editora Vozes.




ONDE ADQUIRIR?

LIVRARIA RELATIVA

LIVRARIA FOLHA DE SÃO PAULO

http://www.livrariagalileu.com.br/home/pesquisa.asp?str_pesq=SOARES%20,%20VILMABEL&cmb_pesq=Autor&origem=detalheLIVRARIA GALILEU

Portugal:

1.  Curso: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

2. Objetivo: A proposta do Curso é inovadora e vivencial que tem como objetivos despertar no participante: sonhos, inteligências múltiplas, inteligência emocional (inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal) e autoconhecimento. Abordagens que levarão o ser humano a se descobrir despertando habilidades inatas e desenvolver competências/talentos/inteligências múltiplas.

3. Data Início: 2º semestre de 2013 ou 1o semestre de 2014.

4. Local:  Escolas municipais, estaduais e particulares.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br 

5. Público Alvo: Infanto-juvenil.

6. Justificativa: O curso foi construído com o intuito de orientar o aluno para sua vocação conforme suas capacidades e sonhos.

7. Técnicas: Exercícios de psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes.

8. Metodologia:
O curso Orientação Vocacional será facilitado através de vivencias de expressões corporais e expressões artísticas baseados nos guias completos: "Práticas Pedagógicas Vivenciais - exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento".  Vilmabel Soares. Editora Vozes/RJ e " Dinâmicas de Grupo e Jogos - Psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes". Vilmabel Soares. Editora Vozes.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE FÉRIAS PARA PROFESSORES

Facilitadora:  Vilmabel Soares - Professora, Escritora da Editora Vozes, Especialista em Práticas Pedagógicas, Formanda em Arteterapia, Consultora Líder em Orientação Pedagógica da Orgplural -  http://www.educando.orgplural.org/. Autora dos livros: "Práticas Pedagógicas Vivenciais" e "Dinâmicas de Grupos e Jogos".  Editora Vozes.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br


FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES


1. Curso: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISITANDO AS ESCOLAS

2. Objetivo: O Projeto tem o objetivo de inovar a educação levando até as escolas orientação profissional e recurso material didático-pedagógico para facilitar aos professores, através dos livros à prática, para um melhor relacionamento interpessoal entre professor-aluno e aluno-aluno, bem como o crescimento e desenvolvimento dos alunos nos diversos aspectos: emocional, afetivo e social através da Educação Formativa Comportamental que forma: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento; além de trabalhar com o despertar da empatia dos professores pelos seus alunos e dos alunos pelos professores, como também em busca de inovação cada vez maior à educação, o projeto tem também como objetivo pesquisar o desempenho dos professores quanto a Inteligência Emocional nos aspectos:
Relacionamento Intrapessoal (autoconhecimento, autodomínio e automotivação);
Relacionamento Interpessoal (aceitação, empatia e valorização).

3. Data Início: 2º semestre de 2013 ou 1o semestre de 2014.

4. Local: Escolas municipais, estaduais e particulares.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br 

5. Público Alvo: Corpo docente dos anos iniciais do Ensino Básico e 5o séries do Ensino Fundamental das escolas.

6. Justificativa: O projeto foi construído com o intuito de como melhorar o relacionamento interpessoal entre professor-aluno e aluno-aluno em sala de aula de maneira que os professores chamem a atenção destes alunos ao aprendizado sem ter que obriga-los, ao contrário, que estes se sintam incentivados a aprender ao passo que forem trabalhados nos aspectos: afetivo, emocional e social, através de dinâmicas de grupo.  Esse trabalho contribuirá em especial para trazer soluções que tanto afligem aos professores no decorrer do ano letivo, tais como:
a) Falta de atenção e interesse dos alunos pelo aprendizado;
b) Inversão de valores;
c) Indisciplina quanto às atitudes dos alunos pelos professores e colegas, entre outras.

7. Conteúdo programático:
a) Abertura: Apresentação e integração dos facilitadores e professores. (10 minutos)
b) Apresentação das obras e distribuição. (30 minutos)
c) Mesa Redonda - Debate entre professores e escritora: A importância das Práticas Pedagógicas nas escolas e sugestões que os educadores devem tomar para facilitar o processo ensino-aprendizagem. (50 minutos).
d) Vivência de dinâmicas de grupo que facilitarão aos alunos à Educação Formativa Comportamental: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento. (40 minutos).
e) Vivência de dinâmicas de grupo e jogos para despertar nos educadores a empatia pelo grupo. (40 minutos).
f) Aplicação e discussão de um questionário-pesquisa para o estudo da Inteligência Emocional quanto ao desempenho dos professores quanto ao relacionamento entre aluno-aluno e professor- Aluno, nos aspectos: autoconhecimento, autodomínio, automotivação, aceitação, empatia e valorização (40 minutos).
g) Fechamento: 1) Palestra para conscientização e sensibilização para o desenvolvimento de relações interpessoais “Relações entre Professores e Alunos e Eficiência pedagógica” 2) Sessão de Autógrafos e 3) coffe-breack.  (30 minutos).

8. Metodologia:
O Projeto será executado de maneira teórico e vivencial:
•             Teórico – Será distribuído com mais de 160 (cento e sessenta) dinâmicas de grupo, os dois exemplares da professora e escritora, Vilmabel Soares – Práticas Pedagógicas Vivenciais e Dinâmicas de Grupos e Jogos a todos os professores e supervisores dos anos iniciais de 1º ao 4º ano do Ensino Básico e 5º séries do Ensino Fundamental de todas as escolas.
•             Prático – Será facilitado pela educadora, Vilmabel Soares, aos professores de maneira vivencial, diversas dinâmicas que compõe os dois livros, as quais do livro Práticas Pedagógicas Vivenciais são totalmente voltadas para trabalhar com o desenvolvimento e crescimento da criança e do adolescente, enquanto que as dinâmicas do livro Dinâmicas de Grupos e Jogos são voltadas para o desenvolvimento da empatia do aluno pelo professor e do professor pelo aluno, como também sugestões para os professores se tornarem facilitadores do processo ensino-aprendizagem juntamente a Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), enfatizando a Inteligência Emocional nas relações interpessoais (relação aluno-aluno e professor-aluno), nos diversos aspectos:
•             Relacionamento Intrapessoal (autoconhecimento, autodomínio e automotivação);
•             Relacionamento Interpessoal (aceitação, empatia e valorização).


1.  Curso: EDUCAÇÃO FORMATIVA COMPORTAMENTAL

2. Objetivo: A proposta do Curso Educação formativa Comportamental é inovadora e vivencial que tem como objetivos:
1) Orientar para o desenvolvimento e crescimento do público infanto-juvenil (8 a 12 anos) nos aspectos: físico, emocional, psíquico, social e afetivo;
2) Orientar para  à Educação Formativa Comportamental dos alunos: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas/potencialidades e autoconhecimento;
3) Facilitar o processo ensino-aprendizagem tornando o professor líder de seus alunos usufruindo de sua empatia por estes.

3. Data Início: 2º semestre de 2013 ou 1o semestre de 2014.

4. Local:  Escolas municipais, estaduais e particulares.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br 

5. Público Alvo: Infanto-juvenil.

6. Justificativa: O curso foi construído com o intuito de chamar a atenção dos alunos para o aprendizado sem ter que obriga-los através do facilitar do desenvolvimento e crescimento humano trabalhando com a Educação Formativa Comportamental: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento.

7. Técnicas: Exercícios de psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes.

8. Metodologia:
O curso Educação Formativa comportamental será facilitado através de vivencias de expressões corporais e expressões artísticas baseados nos guias completos: "Práticas Pedagógicas Vivenciais - exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento".  Vilmabel Soares. Editora Vozes/RJ e " Dinâmicas de Grupo e Jogos - Psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes". Vilmabel Soares. Editora Vozes.




ONDE ADQUIRIR?

LIVRARIA RELATIVA

LIVRARIA FOLHA DE SÃO PAULO

http://www.livrariagalileu.com.br/home/pesquisa.asp?str_pesq=SOARES%20,%20VILMABEL&cmb_pesq=Autor&origem=detalheLIVRARIA GALILEU

Portugal:

1.  Curso: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

2. Objetivo: A proposta do Curso é inovadora e vivencial que tem como objetivos despertar no participante: sonhos, inteligências múltiplas, inteligência emocional (inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal) e autoconhecimento. Abordagens que levarão o ser humano a se descobrir despertando habilidades inatas e desenvolver competências/talentos/inteligências múltiplas.

3. Data Início: 2º semestre de 2013 ou 1o semestre de 2014.

4. Local:  Escolas municipais, estaduais e particulares.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br 

5. Público Alvo: Infanto-juvenil.

6. Justificativa: O curso foi construído com o intuito de orientar o aluno para sua vocação conforme suas capacidades e sonhos.

7. Técnicas: Exercícios de psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes.

8. Metodologia:
O curso Orientação Vocacional será facilitado através de vivencias de expressões corporais e expressões artísticas baseados nos guias completos: "Práticas Pedagógicas Vivenciais - exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento".  Vilmabel Soares. Editora Vozes/RJ e " Dinâmicas de Grupo e Jogos - Psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes". Vilmabel Soares. Editora Vozes.