Vilmabel Soares, NA MÍDIA


<<< Vilmabel Soares, NA MÍDIA>>> Posicione e Arraste o Mouse

segunda-feira, 17 de março de 2014

PROJETO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISITANDO AS ESCOLAS

1. Projeto: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISITANDO AS ESCOLAS
 
2. Objetivo: O Projeto tem o objetivo de inovar a educação levando até as escolas orientação profissional e recurso material didático-pedagógico (livros da autora) aos professores para que eles possam facilitar aos alunos a Educação Formativa Comportamental (valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal) e suas potencialidades/inteligências múltiplas (Gardner).
 
3) Data Início:
 
4) Local: Escolas municipais, estaduais e particulares.
 
5) Público Alvo: 5o a 8o série e 2o grau.
 
6) Justificativa:
Esse trabalho contribuirá em especial para trazer soluções que tanto afligem aos professores no decorrer do ano letivo, tais como: Falta de atenção e interesse dos alunos pelo aprendizado;  Inversão de valores; Indisciplina quanto às atitudes dos alunos pelos professores e colegas. Além do desenvolvimento da criança e do adolescente em todos os aspectos e o despertar e expressar das potencialidades/inteligências múltiplas.

"... o que as escolas deveriam fazer é ajudar os alunos a desenvolverem suas próprias potencialidades..." Roberto Shinyashiki - IstoÉ

7) Conteúdo programático:
a) Abertura: Apresentação e integração dos facilitadores e professores. (10 minutos).
b) Apresentação das obras e distribuição. (30 minutos) – Vilmabel Soares.
c) Mesa Redonda - Debate entre professores e escritora: A importância das Práticas Pedagógicas nas escolas e sugestões que os educadores devem tomar para facilitar o processo ensino-aprendizagem. (40 minutos). Vilmabel Soares.
d) Como aplicar as práticas pedagógicas vivenciais em sala de aula sem interferir na grade curricular escolar, e ainda ganhando mais tempo? (30 minutos)
e) Práticas vivenciais de arte-educação e arteterapia que possibilitam ao professor: sentir, criar e transformar. (40 minutos). Vilmabel Soares.
f) Fechamento: Sessão de Autógrafos e coffe-breack. (40 minutos). Vilmabel Soares e professores.
 
8. Metodologia:
O Projeto será executado de maneira teórico e vivencial:
 
·       Teórico – Será distribuído com mais de 160 (cento e sessenta) dinâmicas de grupo, os dois exemplares da professora e escritora, Vilmabel Soares – Práticas Pedagógicas Vivenciais e Dinâmicas de Grupos e Jogos à todos professores que participarem do projeto.
 
·       Prático – Será facilitado aos professores de maneira vivencial, diversas práticas vivenciais de arte-educação, arteterapia e discussões em torno das Práticas Pedagógicas, Educação Formativa Comportamental (valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal) e  potencialidades/inteligências múltiplas (Gardner) dos alunos, além de vivencias que despertarão o professor a sentir, criar e transformar o ambiente escolar.
 
9. Técnicas: As técnicas que serão aplicadas conforme os livros  da autora: dinâmicas de grupo e jogos explorando o psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes através da arte-educação e da arte-terapia. Essas técnicas serão instruídas aos professores para que sejam aplicadas intercaladas em sala de aula, entre um conteúdo e outro. Por exemplo, se a turma tiver muito agitada é importante que se pare com o conteúdo e aplique uma dinâmica de meditação e relaxamento, outra que trabalhe com os valores, afetividade, atitudes, autoestima, relacionamento interpessoal,... Conforme necessidade da turma se aplica uma dinâmica adequada.  Estará se ganhado tempo!

PODEMOS IR ATÉ SUA ESCOLA!
10. Recursos:
É necessário que cada escola disponibilize 3 (três) horas consecutivas em um turno, uma sala com número de cadeiras e classes igual ao número de participantes e uma cadeira e uma classe para a facilitadora.



OS LIVROS DA AUTORA ENCONTRAM-SE EM TODAS AS LIVRARIAS DO BRASIL E PORTUGAL: Cultura, Saraiva, Submarino, Siciliano, Americanas, entre tantas outras...
 Práticas Pedagógicas Vivenciais. Editora Vozes. Livro INDICADO pelo Portal do Professor do MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664
ONDE ADQUIRIR?


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário