Vilmabel Soares, NA MÍDIA


<<< Vilmabel Soares, NA MÍDIA>>> Posicione e Arraste o Mouse

quarta-feira, 25 de março de 2015

WORKSHOP LABORATÓRIO JOVEM ESCRITOR

E V E N TO   W O R K S H O P   J O V E M   E S C R I T O R
VAMOS ATÉ SUA ESCOLA! AGENDE UMA VISITA!


Facilitará a criatividade, imaginação, desinibição, liberdade de expressão de sentimentos e pensamentos através do desenho, pintura e escrita, além de muitas dicas de como dissertar, organizar as ideias, construir a obra, editar e publicar.

Metodologia: Práticas vivenciais.

                                         Duração: O Laboratório Jovem Escritor tem duração de três horas por dia, podendo ser realizado durante uma semana por mês de segunda-feira a sexta-feira cada módulo ou uma vez por semana. Duração de 45 horas no total. No máximo oito participantes por turma.

Público-alvo: Crianças e adolescentes interessados em escrever sua própria obra. No máximo doze participantes por grupo.

Recurso: Sala ampla sem carteiras.

          Contribuição: Um brinquedo novo ou usado para doação em orfanato.

Facilitadora:  Vilmabel Soares, a menina que brincava de escrever e fabricar livros, hoje escritora da Editora Vozes, Educadora Brinquedista e Arteterapeuta. Autora do livro: "Práticas Pedagógicas Vivenciais. 3o Edição. Editora Vozes/Petrópolis" - INDICADO no Portal do professor do MEC -  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664 

Agende o dia do evento em sua escola escrevendo-nos para o email: vilmabel@espacobelartes.com.br  ou pelo Cel.: (53) 99525859



         Equipe Produção Cultural Portal Escritores Vozes 

quarta-feira, 18 de março de 2015

PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (07 a 14 anos)

http://www.escoladainteligencia.com.br/santa-isabel-investe-na-educacao-emocional-das-criancas/

“Pedagogia na PRÁTICA

 Dentro da atmosfera de educação formal, o peso das expectativas de desempenho do rendimento escolar inibe os processos criativos. O medo de errar e o compromisso com o êxito nas notas estimulam o aluno a percorrer os caminhos sugeridos pelo sistema. No entanto, nos espaços de educação informal, por exemplo: PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, as opções criativas podem provocar o despertar/ surgimento de habilidades que expressem talentos pessoais, apontando diretrizes para o enfoque da vocação de cada ser, na sua realização pessoal e no futuro em sua realização profissional.

Atualmente, o ensino no sistema educacional é trabalhado basicamente em duas inteligências, das nove Inteligências Múltiplas (Gardner) que o ser humano possa desenvolver: linguística verbal e lógico-matemática. Entretanto, mesmo as disciplinas de Educação Física e Educação Artística, as quais facilitam a maior expressividade de habilidades do aluno e que estariam mais propícias para o despertar das demais inteligências, porém estão muito comprometidas com o sistema educacional como as demais disciplinas que têm grade curricular a cumprir, trabalhos a serem feitos e avaliações exigidas para cumprimento do sistema educacional.

Na metodologia de ensino de nossos ancestrais – Método Gestão de Talentos – em algumas culturas antigas as profissões eram passadas da seguinte forma: os avós incentivaram as crianças as diferentes tarefas. Após constatar o que elas tinham mais facilidade de fazer, esse era considerado como principal talento. Logo, encaminhavam essa criança para um mestre desse mesmo talento, o qual passava a praticar tal atividade com satisfação – missão evolutiva com seu mestre. Não havia conceito de trabalho. Exercer o que temos aptidão é transcender, é cumprimento de missão, é exercer a vocação – é ser feliz!

Portanto, como facilitadora do processo ensino-aprendizagem sugiro Práticas Pedagógicas Vivenciais [PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS], vivencias essas que permitem ao indivíduo brincar, sentir, se expressar, criando e despertando suas Inteligências Múltiplas1)espacial, 2)pictórica,  3)musical, 4)corporal, 5 e 6)emocional – interpessoal e intrapessoal,  7) naturalista, 8) Verbal 9) lógico-matemática, além de desenvolver suas virtudes.” (Práticas Pedagógicas Vivenciais, pág. 20 e 21)

FONTE: Livro “Práticas Pedagógicas Vivenciais – Exercícios para
trabalhar: Valores, atitudes, afetividade, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas, autoconhecimento e autoestima”.Vilmabel Soares. 3º Edição. Editora Vozes/Petrópolis/RJ.
2014.
Onde adquirir: 
www.espacobelartes.com.br/livros
 

Referências Bibliográficas: 

Práticas Pedagógicas Vivenciais. Editora Vozes. Vilmabel Soares. Livro INDICADO pelo PORTAL do PROFESSOR do MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664

Livro - Jogos Para Estimulação Das Multiplas Inteligencias
Neste manual, Celso Antunes propõe mais de trezentos e trinta jogos ou propostas de estímulos para trabalharmos as inteligências lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, pictória e as inteligências pessoais. É uma obra destinada a professores, estudantes de magistério e pedagogia, psicólogos, psicopedagogos, diretores, orientadores educacionais, pais e profissionais de RH.

                                      <<<Adquira os livros autografados pela autora aqui>>>


http://www.escoladainteligencia.com.br/santa-isabel-investe-na-educacao-emocional-das-criancas/

segunda-feira, 16 de março de 2015

Meditação nas escolas...

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/projeto-leva-meditacao-as-escolas/3320255/

Meditação passiva e ativa...